FALE COM A GENTE! 0800 707 0550

(54) 9 8135.6331 | (54) 3330.9600

landrin@landrin.com.br

DICAS DE FORMICIDAS

Tirando Dúvidas

1. Qual é a forma correta de utilizar iscas formicidas?

a) Observar em quais horários as formigas estão com atividade intensa.

b) Aplicar as iscas no início dos períodos de atividade. Ao concluir a aplicação deve restar, no mínimo, duas horas de boa atividade. Essa recomendação é importante nas épocas do ano em que a atividade de coleta das formigas ocorre somente durante o dia, principalmente se houver ocorrência de chuva no dia seguinte.

c) Usar doses recomendadas (de 30 a 120 g de iscas por olheiro isolado ou grupo de olheiros próximos, ou 10 g por metro quadrado de terra solta, ou ainda 2,5 g por metro quadrado de área total do formigueiro) rastreando toda a área a ser tratada. Às vezes o formigueiro é muito maior do que aparentava inicialmente.

d) Combater no mesmo dia todos os formigueiros próximos, para evitar o roubo de iscas, e em consequência, formigueiros amuados.

e) Não usar iscas formicidas quando recentemente tenham sido aplicados outros defensivos, fertilizantes ou calcário. Isso interfere muito na atratividade das iscas formicidas.

2. O horário da aplicação tem influência na eficiência das iscas formicidas?

O horário da aplicação tem muita influência na ação adequada das iscas formicidas. As iscas devem ser usadas, preferencialmente, no início da atividade das formigas, para que elas tenham tempo suficiente para o trabalho de coleta, sem interrupções.

Ao concluir a aplicação deve restar, no mínimo, duas horas de boa atividade pela frente. Por exemplo, nos dias frios do inverno, no sul, aplique nas primeiras horas quentes do dia até no máximo 14 horas, pois por volta das 16 horas as formigas já estão diminuindo muito sua atividade e as iscas que restarem não serão carregadas no dia seguinte.

Nos dias mais quentes do verão a atividade maior é à noite. Nesse caso o horário mais adequado para a aplicação de iscas é à tardinha. Isso evita a evaporação dos atrativos das iscas, o que garante o carregamento pelas formigas.

3. Quando as formigas carregam bem as iscas, mas o formigueiro continua ativo, ou pára só por alguns dias, o que foi que aconteceu?

Se você usou uma isca formicida de qualidade, é sinal de que a dose aplicada foi insuficiente ou mal distribuída, sem cobrir toda a área do formigueiro, ou que você aplicou em horário inadequado, em final de atividade, sem tempo suficiente pela frente para um carregamento satisfatório.

É possível que você tenha amuado o formigueiro, impedindo seu controle com iscas formicidas por um período de aproximadamente três meses. Nesse caso, se as formigas estiverem causando muitos danos faça o repasse com formicida em pó. Insistir com iscas formicidas em formigueiros amuados seria colocar produto fora e prolongar ainda mais o tempo em que o formigueiro iria rejeitar iscas.

4. O que é um formigueiro AMUADO?

Amuado significa ressabiado, desconfiado. Um formigueiro fica amuado quando o controle é feito de forma inadequada, permitindo a sobrevivência de parte da colônia.

Formas de amuar um formigueiro: Se a dose de isca formicida aplicada for insuficiente para eliminar o formigueiro, ou mal distribuída, ignorando uma parte da área menos evidente do formigueiro, ou ainda, se o horário de aplicação não for observado e houver pouco tempo para um carregamento satisfatório, antes da interrupção da atividade de coleta das formigas.

Você percebe que um formigueiro está amuado quando ele rejeita uma isca formicida que você já tenha usado com sucesso. Essa rejeição pode ser imediata ou pode ocorrer alguns minutos após o início da coleta, através da devolução das iscas. Não insista. O formigueiro poderá ficar resistente a esse tipo de controle por aproximadamente três meses, que é o tempo médio de vida das operárias. Aguarde a renovação da colônia.

Se o formigueiro estiver causando muitos danos e você não puder esperar, use formicida em pó.

5. Por que é importante reduzir as revoadas que ocorrem na primavera e verão?

Porque atualmente as revoadas tem produzido um número muito maior de novos formigueiros, em função do Plantio Direto (a aração do solo removia os formigueiros jovens) e do desequilíbrio ecológico (a diminuição do número de predadores naturais das iças).

A única forma de impedir as revoadas é eliminar os formigueiros adultos (com 3 anos ou mais de vida) antes que as revoadas ocorram, usando iscas formicidas ou formicidas em pó de qualidade e de forma correta.

 

 

Veja Também

Uso Correto de Formicidas em Pó

Uso Correto de Iscas Formicidas

Formas de acertar as doses de iscas formicidas