FALE COM A GENTE! 0800 707 0550

(54) 9 8135.6331 | (54) 3330.9600

landrin@landrin.com.br

DICAS DE FORMICIDAS

Formas de acertar as doses de iscas formicidas

1- Combater formigueiros isolados é diferente de combater áreas inteiras infestadas. No entanto, só se tem sucesso no controle de áreas maiores infestadas quando se sabe combater um formigueiro isoladamente.

2- Vamos começar a aprender como se elimina um formigueiro.
- Se for um sauveiro, identificar a idade e o tamanho, para acertar a dose.
- Quando encontramos alguns olheiros de sauveiro ativos e não há acúmulo de terra solta na superfície é provável que esse sauveiro seja relativamente jovem. Nesse caso, não é possível calcular a área de terra solta para definição de dose de aplicação. Também não sabemos se pode ser um, dois ou mais sauveiros jovens instalados próximos.

- Se o formigueiro tiver uma área de terra solta aparente e vários olheiros com carreiros de coleta próximos, provavelmente é um sauveiro adulto. É necessário aplicação em toda a área, com doses mais generosas nos carreiros de coleta mais ativos.

- Há várias formas de definir a dosagem de aplicação. Sugerimos aprender tres formas diferentes, que poderão ser úteis em várias situações: (VER MAPA EM ANEXO)


APLICAÇÃO POR ÁREA DE TERRA SOLTA

Útil para sauveiros adultos, em épocas de pouca chuva. A área está proporcional e segura para dosagem quando corresponde a aproximadamente 1/4 da area total do formigueiro. Multiplica-se a maior largura pelo maior comprimento da área de terra solta. Esse resultado deve ser multiplicado pela dosagem indicada de cada produto. Na maioria das vezes é 10 g/m² de terra solta. Por exemplo: Uma área terra solta de 5 m X 10 m = 50 m² deve indicar no total 500 g de iscas, aplicadas de forma proporcional à atividade nos olheiros onde ocorre coleta de folhas. Normalmente os olheiros mais afastados da terra solta tem maior atividade de coleta que os olheiros sobre a terra solta. Aplicar em olheiros espalhados por toda a área, para atingir todo o formigueiro.


APLICAÇÃO POR ÁREA TOTAL

Por área total do sauveiro. Útil para sauveiros mais jovens, onde ainda não há terra solta acumulada sobre a sede do formigueiro ou para conferir se a terra solta está proporcional ao tamanho total do sauveiro. Nesse tipo de dosagem calcula-se 1/4 da dose indicada (: 4) multiplicando pela área total. Por exemplo: Para um sauveiro com área total de 20 m X 20 m = 400 m² de área total. 1/4 de 10 g é 2,5 g. Multiplica-se 2,5 g por 400 m² = 1.000 g (1 kg) é a dose eficiente para esse formigueiro. Em épocas de chuvas frequentes, que destroem parte das áreas de terra solta, esse método de dosagem é mais seguro que o anterior.


APLICAÇÃO POR GRUPOS DE OLHEIROS

Dosagem por grupo de olheiros próximos. Primeiramente é importante convencionar que "próximos" serão considerados todos os olheiros compreendidos em uma área de 1,5 m x 1,5 m. Para equivaler a uma dose indicada de 10 g/m² de terra solta vamos utilizar de 30 a 120 g por grupo de olheiros próximos. Isso significa que a dose mínima por grupo de olheiros de coleta ativos será 30 g e gradativamente, quanto maiores os olheiros, os carreiros e a atividade, mais se aplica, até, no máximo 120 g por grupo de olheiros próximos. Comparando com o método anterior deverá dar uma dosagem total bem aproximada.

Com a prática esse método de dosagem passa a ser o mais simples e favorece o uso em áreas infestadas, onde não se sabe onde começa um formigueiro e termina outro. Também para formigueiros jovens instalados em linha, onde não é possível calcular área. Esse método de dosagem pode ser adaptado também às quenquéns, que quase sempre apresentam olheiro único. A única regra é respeitar a proporção. Olheiros maiores e mais ativos, mais iscas. Olheiros pequenos, com pouca atividade, menos iscas.


DOSAR CORRETAMENTE É MUITO IMPORTANTE

Se você exagerar demais na dose vai eliminar o formigueiro, mas haverá desperdício. Se, por outro lado você usar menos produto do que o necessário, será pior ainda, pois além de não matar o formigueiro e ele continuar causando danos, você vai comprometer o controle por tres a quatro meses. As formigas que sobrevivem a um controle com dose baixa ficam "desconfiadas" e rejeitam iscas formicidas porque identificam o cheiro dos atrativos, especialmente a polpa de laranja. Chamamos isso de formigueiro amuado.

Não adianta nesse momento trocar de marca de produto porque a polpa de laranja está presente em todas as iscas formicidas. Para o formigueiro deixar de ser amuado, desconfiado, é necessário esperar de tres a quatro meses, que é o tempo de vida das formigas. Como constantemente vai havendo renovação do formigueiro (a rainha vive até 22 anos), as novas formigas operárias voltarão a aceitar iscas e você terá uma nova chance de eliminar o formigueiro com iscas formicidas.

 

VEJA O MAPA DE UM SAUVEIRO

 

 

Veja Também

Tirando Dúvidas

Uso Correto de Formicidas em Pó

Uso Correto de Iscas Formicidas